Etiqueta nos e-mails
A era
digital apresentou-se como uma alternativa em diferentes aspetos do quotidiano.
Uma das revoluções mais evidentes foi a possibilidade de trocar mensagens
diretamente com um utilizador ou grupo de utilizadores. Surge então o e-mail ( de electronic mail ).
Utilizado
como alternativa ao correio convencional, o e-mail ganhou ainda mais peso com a
aprovação de legislação que lhe atribui valor contratual.
A
etiqueta nos e-mails está intrinsecamente ligada com a etiqueta do correio postal.
Enumeram-se, se seguida, alguns cuidados a ter com o uso do e-mail enquanto
ferramenta de comunicação.
-Não usar o
email para comunicar más notícias.
-Não enviar
e-mails possivelmente embaraçosos.
-Rever sempre
o conteúdo do email antes do envio.
-Dizer no
“assunto” o suficiente para que o destinatário fique com uma ideia precisa do
conteúdo do email.
-Utilizar a
função BCC em envios para um grande número de
destinatários.
-Diferenciar
os destinatários entre “Para” e “CC”.
-Usar os
nomes completos juntamente com os endereços de email.
-Responder
prontamente aos e-mails.
-Não começar
uma nova mensagem para responder a um email.
-Não
reencaminhar e-mails privados.
-Não alterar
o texto de e-mails a reencaminhar.
-Utilizar,
ou manter, as designações “RE” ou “FW” para as respostas ou reencaminhamentos,
respetivamente.
-Não
reencaminhar e-mails indiscriminadamente.
-Não ler e-mails privados dos outros.
-Não usar
métodos para obter notificações de quando os destinatários abrem o email
enviado.
(conteúdo adaptado de Netiqueta – As
regras sociais de comportamento e comunicação na internet, de Aurélia de Sousa)
Para aprofundar a temática, sugerem-se ainda os seguintes websites:
https://runbox.com/email-school/email-netiquette/
http://etc.usf.edu/techease/mac/e-mail/what-is-good-email-netiquette/
Para aprofundar a temática, sugerem-se ainda os seguintes websites:
https://runbox.com/email-school/email-netiquette/
http://etc.usf.edu/techease/mac/e-mail/what-is-good-email-netiquette/
Comentários
Enviar um comentário