Etiqueta nos e-mails



A era digital apresentou-se como uma alternativa em diferentes aspetos do quotidiano. Uma das revoluções mais evidentes foi a possibilidade de trocar mensagens diretamente com um utilizador ou grupo de utilizadores. Surge então o e-mail ( de electronic mail ).
Utilizado como alternativa ao correio convencional, o e-mail ganhou ainda mais peso com a aprovação de legislação que lhe atribui valor contratual.
A etiqueta nos e-mails está intrinsecamente ligada com a etiqueta do correio postal. 
Enumeram-se, se seguida, alguns cuidados a ter com o uso do e-mail enquanto ferramenta de comunicação.

-Não usar o email para comunicar más notícias.
-Não enviar e-mails possivelmente embaraçosos.
-Rever sempre o conteúdo do email antes do envio.
-Dizer no “assunto” o suficiente para que o destinatário fique com uma ideia precisa do conteúdo do email.
-Utilizar a função BCC em envios para um grande número de
destinatários.
-Diferenciar os destinatários entre “Para” e “CC”.
-Usar os nomes completos juntamente com os endereços de email.
-Responder prontamente aos e-mails.
-Não começar uma nova mensagem para responder a um email.
-Não reencaminhar e-mails privados.
-Não alterar o texto de e-mails a reencaminhar.
-Utilizar, ou manter, as designações “RE” ou “FW” para as respostas ou reencaminhamentos, respetivamente.
-Não reencaminhar e-mails indiscriminadamente.
-Não ler e-mails privados dos outros.
-Não usar métodos para obter notificações de quando os destinatários abrem o email enviado.
 (conteúdo adaptado de Netiqueta – As regras sociais de comportamento e comunicação na internet, de Aurélia de Sousa)

Para aprofundar a temática, sugerem-se ainda os seguintes websites:
https://runbox.com/email-school/email-netiquette/
http://etc.usf.edu/techease/mac/e-mail/what-is-good-email-netiquette/ 

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