Segurança na netiqueta

Quando usamos a internet, devemos respeitar algumas regras de conduta, vulgarmente designadas de "netiqueta".
Entre estas regras de conduta, existem regras de segurança que o utlizador da internet deve ter alguns cuidados para se proteger de, entre outros, possiveis roubos de identidade.
Ao aceder à internet devemos sempre confirmar que o computador está devidamente protegido com uma firewall e programas de antivirus que devem ser constantemente actualizados. Contudo, estes programas não totalmente eficazes, ou seja, o utilizador não está isento de tomar cuidados complementares.
Ao usar internet nunca devemos fornecer dados pessoais tais como moradas, números de identificação fiscal, números de CC ou BI, etc. Devemos inclusivé ter em atenção ao usar as redes socias pois, fornecendo informação pessoal como as "normais" fotografias das férias, podemos estar a informar possíveis ladrões de que a nossa casa estará vazia e de fácil acesso.
Outra preocupação constante, especialmente para os pais, é uma possivel "amizade" com pessoas que conheceram online. Deve existir desde cedo uma formação para os perigos de partilhar informação pessoal na internet por forma a evitar casos como este http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/predador-do-facebook-ataca-8-menores. Existem ainda alguns programas que impedem o acesso a certos conteúdos e que permitem uma monitorização do que é acedido e de que forma.
O utilizador deve também evitar aceder a sitios e/ou fazer download de ficheiros cuja origem seja suspeita pois estão por vezes a aceder a virus que automaticamente retiram qualquer informação pessoal que esteja disponivel na máquina que esteja a utilizar. Nesse sentido devemos ainda evitar o acesso a informação pessoal através de redes partilhadas pois facilmente essa informação pode ser visivel para outros utilizadores da mesma rede.
Outra condição muito importante de utilização na internet é o uso de uma password forte, preferencialmente uma combinação de letras, algarismos e caracteres tais como *. Deixo aqui a ligação para as passwords mais comuns em 2016. http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/conheca-as-passwords-usadas-2016-esta-na-lista-111417
Concluindo, ao usar a internet, o utilizador deve estar sempre ciente de que a segurança não está garantida devendo por isso tomar muitos cuidados por forma a não ter dissabores, alguns muito graves.
Lembre-se....utilização segura, utilização eficaz.

https://www.youtube.com/watch?v=wOno_tDUeps 

Comentários